Secretaria finaliza primeiro encontro de Formação Continuada com avaliação positiva

Cerca de 2,5 mil profissionais da educação da rede estadual, entre coordenadores pedagógicos e gestores escolares, participaram, durante o mês de julho, do primeiro Encontro de Formação Continuada. A atividade promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC) foi realizada em Salvador e, simultaneamente, em 12 Polos Formativos, alcançando educadores dos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia e contou com a avaliação positiva dos participantes.


“Das 1.789 respostas que nos foram enviadas até hoje, mais de 90% avaliaram nosso encontro formativo como excelente ou bom. Isso nos traz uma felicidade muito grande, pois estamos só no início deste caminho da Formação Continuada no Estado da Bahia”, informou a diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado. “Sabemos que existem muitos desafios para que a Formação Continuada realmente se instaure como uma cultura na rede estadual, mas este trabalho segue crescente e isso nos anima”, completou.

A agenda de Formação prossegue até o final do ano. Esta é a terceira etapa do Plano de Formação, antecedida por encontros de Formação para os Formadores e da fase de escuta e escrita colaborativa realizada em todo o Estado, em abril deste ano. O Plano de Formação Continuada tem como objetivo fortalecer a aprendizagem na rede estadual por meio da qualificação dos profissionais da educação.


“Essa proposta de formação mensal, para nós coordenadores pedagógicos, é de um valor inestimável. É um momento de construção, de crescimento e troca de experiências. Colocar a coordenação como dupla gestora, a direção e a área pedagógica juntas é muito valioso, pois a escola pode trabalhar de forma coletiva. Pudemos conhecer todo o processo de formação e entender mais como irá funcionar o sistema de avaliação, o SABE”, celebrou a coordenadora pedagógica Andréa Trindade, do Instituto de Educação Gastão Guimarães, de Feira de Santana.

“É um momento ímpar para nós gestores. Esta formação promovida pela Secretaria da Educação, através do IAT, vem com a intenção de fortalecer a gestão e essa relação da dupla gestora. Neste momento precisamos desse alicerce, não só enquanto conhecimento, mas principalmente da valorização do profissional. A todo momento precisamos rever nossa prática pedagógica, nossos conceitos e trocar experiências entre as escolas, que é um momento muito rico. Fico feliz, estamos levando esse conhecimento para nossa escola, nossos educadores e estudantes. É uma formação essencial para crescer e fortalecer o aprendizado”, afirmou a gestora Regina Borja, do Colégio Polivalente de São Gonçalo dos Campos.


Essa atividade é muito importante dentro da construção do que queremos fazer nas nossas escolas. É uma nova visão da Secretaria, um novo caminho com formação continuada, construção coletiva e amadurecimento de ideias para que, no chão da escola, possamos ter as transformações tão sonhadas e tão urgentes por nós que fazemos a escola pública acontecer nos territórios”, pontuou José Sérgio da Silva Pasto, do Colégio Estadual Hamilton Rios de Araújo, de Conceição do Coité.


Gestora no Colégio Estadual Herculano Faria, em Barreiras, Audemara Nascimento afirma ser um momento ímpar para a educação baiana. “Essa reflexão permite que a gente pense sobre os processos de ensino, a organização da escola e, principalmente, no que tange às práticas pedagógicas. É refletir sobre a forma que temos trabalhado e como a escola tem se estruturado para alcançar o objetivo principal que é o desenvolvimento da aprendizagem de nossos estudantes”.

Fotos: Ascom IAT/Sec. Estadual de Educação.

Tags:

Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com