2 de Julho em Valença

July 6, 2019

Em Valença, os atos comemorativos ao 02 de Julho, data magna do Estado e marco das lutas históricas na Bahia, que consolidaram a Independência do Brasil foram iniciados na noite do dia 1º de julho, com o desfile dos carros do Caboclo e da Cabocla que foram levados da Praça Admar Braga Guimarães à Praça da Triana. Estas figuras folclóricas simbolizam a força popular durante as lutas pela Independência. O ritual do fogo simbólico completou o cortejo representando a participação de Valença, através do envio de grupamentos para as batalhas da Independência ocorridas no município de Cachoeira.

No dia 2 de julho, o desfile cívico militar homenageou os baianos, em especial as guerreiras Maria Quitéria, Maria Firmina e Joana Angélica pela garra e luta para livrar o estado do domínio português. Realizado pela prefeitura de Valença, através, das secretarias de Cultura e de Educação, o ato teve início na Praça da Triana onde ocorreu o hasteamento de pavilhões e a execução de hinos. O desfile contou com a participação da Banda Marcial do Tiro de Guerra Bamajuva; da Filarmônica 24 de Outubro; vereadores Mateus Passos, Vane Costa, Benvindo Luz e Luiz Carlos; representantes do Rotary Club, SAAE, polícias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, NRE 06 e alunos de escolas municipais. O encerramento aconteceu no bairro da Bolívia, com a reinauguração da Creche Casinha Feliz. 

A historiadora e secretária municipal de Cultura, Janete Vomeri, comentou que o desfile traz a referência histórica de um momento onde o povo disse não ao dragão lusitano. Janete destacou a importância de três mulheres nesse capítulo da história baiana: “Nosso tema é 'Guerreiras da Independência': Maria Firmina, uma negra escrava; Maria Quitéria, uma mulher que sonhava ser soldado; e, uma freira, Joana Angélica. Essas três mulheres foram essenciais no processo da Independência”. E complementou: “Assim como Salvador, Santo Amaro, Cairu, Valença e Camamu encaminharam grupamentos para Cachoeira e foram lutar a favor da nossa independência. E, a Independência do Brasil, na verdade, historicamente, se consolidou no dia 2 de julho”. 

 

Fotos: V1 Comunicação - Vanessa Andrade 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com