GT Baixo Sul da Salvaguarda da Capoeira na Bahia se reúne em Cairu

May 26, 2019

O Grupo de Trabalho (GT) do Território Baixo Sul da Salvaguarda da Capoeira na Bahia realizou a sua terceira reunião, desta vez no município de Cairu. O encontro aconteceu neste sábado (25/05), no Convento de Santo Antônio e reuniu mestres, contra mestres e alunos de capoeira de grupos e associações de Valença, Cairu e Ituberá.

 

A reunião, coordenada pela presidente do GT e atual superintendente de Cultura de Cairu, Michele Dahlmann, contou com uma abertura especial com a apresentação de um grupo de jovens aprendizes da Zambiapunga de Cairu. O aluno Elisson Vieira também declamou uma linda poesia valorizando as riquezas do município. Na oportunidade, o GT definiu o calendário de reuniões para o segundo semestre de 2019, e abriu um diálogo importante sobre a participação do GT em eventos diversos, a exemplo das manifestações em prol das políticas públicas e da garantia da democracia no país.

A primeira palestrante convidada, Vanessa Andrade - jornalista e ex Representante Territorial de Cultura do Baixo Sul (RTC/Secult-BA), abordou a importância de saber se comunicar objetivando produtividade nos dias atuais, e também apresentou orientações e dicas essenciais sobre elaboração de projetos para os mais variados editais lançados no país. “Uma satisfação colaborar com o GT Baixo Sul. A capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e merece todos os esforços em prol da sua valorização e difusão. Um salve especial para cada participante deste encontro!”, afirmou.

Jorge Veloso, engenheiro agrônomo por formação e representante do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (IDES), com grande experiência em capitação de recursos, palestrou sobre planejamento e aplicou uma oficina visando identificar ideias e projetos que possam ser colocados em prática pelo GT Baixo Sul. “Se o grupo souber unir forças e mobilizar parceiros poderá alcançar resultados importantes para a capoeira do Território e da Bahia. Parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa”, ressaltou Veloso.

“O dia hoje foi muito esclarecedor. Precisamos muito de apoio e orientações voltadas para projetos e editais. Graça à Deus, a nossa associação está bem organizada e já estamos nos mobilizando para tentar o reconhecimento como Utilidade Pública Municipal, junto à Câmara de Vereadores de Valença. Seguiremos na luta!”, exclamou o contra mestre Luciano ‘Peti’ - Associação Cultural dos Capoeiristas Viva Valença (A.C.C.V.) e diretor de Articulação Regional do GT.

 

“Foi a melhor reunião que participei até agora. Tudo perfeito e produtivo. Gratidão à Michele por ter providenciado tudo com tanto cuidado e carinho. Desde o transporte, café da manhã, local da reunião, apresentação cultural, palestras e oficina, almoço. Tudo excelente!”, comemorou a secretária do GT e membro do Conselho da Salvaguarda da Bahia, Mestra Gegê - Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA). A próxima reunião deve acontecer no mês de julho, no município de Presidente Tancredo Neves.

Saiba mais sobre Salvaguarda da Capoeira na Bahia:

 

https://www.facebook.com/salvaguardacapoeirabahia/

Facebook: @salvaguardacapoeirabahia

http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/_planosalvaguardacapoeirabahia.pdf

Facebook: facebook.com/iphan.gov.br

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com