Baixo Sul em Cena encerrou sua 3ª edição com Praça cheia em Valença

A Praça da República foi palco de uma bela apresentação do projeto Baixo Sul em Cena, no último domingo (16.12), em Valença. Com o espetáculo Aiyê Quilombola, artistas do Baixo Sul da Bahia, dirigidos pelos grupos teatrais Antagon Theater AKTion (da Alemanha) e Vilavox (de Salvador), encantaram centenas de pessoas com cenas marcantes, repletas de beleza e significados sobre a cultura negra.

Valença vivenciou o encerramento de uma série de apresentações da 3ª edição do projeto no Território. Moradores de seis municípios puderam apreciar a mostra teatral, além de desfrutar de momentos de muita alegria e intercâmbio cultural. A equipe do projeto contou com apoio das prefeituras municipais (através das secretarias de Cultura e Turismo) e de associações quilombolas. “Foi espetacular! Sintetizou a cultura do Baixo Sul de forma dinâmica e encantadora. Retrataram vários elementos culturais de toda região. Foi uma viagem histórica, cultural e ancestral. Os artistas nos emocionaram com tamanha entrega e verdade. É perceptível que a semente plantada dará bons frutos”, avaliou Janete Vomeri, secretária de Cultura de Valença.

Aiyê Quilombola reúne teatro, dança, música e artes circenses em um único espetáculo. Fruto de um trabalho colaborativo de todos os envolvidos no projeto. Ele enaltece a importância da cultura negra para o desenvolvimento do Baixo Sul da Bahia, retratando a história de formação e resistência dos quilombos. “Uma apresentação digna de aplausos, principalmente por abraçar artistas locais e valorizar as comunidades quilombolas da nossa região. Na torcida para que retornem mais vezes e possam ampliar o projeto”, destacou a espectadora Tânia Muniz.

A responsável pelo projeto, Bárbara Carvalho (do Vilavox), também organizou um momento de bate papo com todos os participantes, colaboradores e representantes da imprensa local, na segunda dia 17, no Centro de Cultura Olívia Barradas. Na oportunidade, ela fez uma breve avaliação sobre os três anos do projeto, e reafirmou o objetivo maior de formar e qualificar jovens por meio do intercâmbio artístico, com um trabalho focado no respeito às diferenças e diversidades socioculturais. Alguns participantes falaram das suas experiências e aprendizados nesta 3ª edição. E, garantiram dar continuidade ao trabalho, repassando o aprendizado para outros jovens da região.

Direção geral do espetáculo: Bárbara Luci Carvalho.

Direção artística: Bernhard Bub.

Apoio financeiro: Fundo de Cultura da Bahia – Governo do Estado da Bahia (edital Territórios Culturais da Secretaria de Cultura do Estado).

Agradecimentos: Centro de Cultura Olívia Barradas, Associação Quilombola Laranjeira, Associação Comunitária Quilombola do Jatimane, Prefeituras de Cairu, Taperoá, Igrapiúna, Camamu e Valença.

Mais informações sobre o projeto: Site www.escunacriativa.com.br

Confiram todas as fotos na nossa página Baixo Sul em Alta, no Facebook.

Fotos: V1 Comunicação - Vanessa Andrade.


BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png
001.jpg
Posts Em Destaque
213273523_209526754388278_45482012108582523_n.jpg
67484017_2357855327663661_331651640815779840_n.jpg
Procurar por Tags
Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social