Camamu recebeu a terceira edição do Baixo Sul em Cena

O projeto Baixo Sul em Cena também retornou ao município de Camamu na sua 3ª edição pelo Baixo Sul da Bahia. Moradores e visitantes do município, celeiro de comunidades quilombolas, pode assistir o espetáculo Aiyê Quilombola, na tarde do sábado (15/12), na Praça Francisco Xavier.


O espetáculo faz parte do projeto Baixo Sul em Cena, o qual tem como principal objetivo formar e qualificar jovens por meio do intercâmbio artístico, de um trabalho colaborativo focado no respeito às diferenças e diversidades socioculturais. Uma iniciativa dos grupos teatrais Antagon Theater AKTion (Alemanha) e Vilavox (Salvador), através do projeto Escuna Criativa (site: www.escunacriativa.com.br), com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, através da secretaria estadual de Cultura – Governo do Estado da Bahia.

A mostra teatral foi montada durante 15 dias de vivência na comunidade Quilombola de Jatimane. No elenco, artistas das companhias de teatro Antagon e Vilavox, e mais 15 pessoas do próprio território Baixo Sul (maioria oriunda de comunidades remanescentes quilombolas). Teatro, dança, música e artes circenses em um único espetáculo, voltado para a cultura negra e a sua importância no desenvolvimento do Baixo Sul da Bahia. “Um prazer muito grande recebê-los novamente. É sempre bom apoiar a cultura, ainda mais quando visa valorizar e divulgar os quilombos. Nós temos em torno de doze comunidades Quilombolas aqui no município, portanto só podemos agradecer e desejar sucesso ao elenco”, afirmou Wellington Santos, assistente da secretaria de Turismo de Camamu.

Liz Tupiassy Souza elogiou a forma como a ideologia dos orixás, a saída e o retorno da terra foram colocados de maneira simbólica, mas muito forte: “Imagens muito criteriosas que podem ser levadas para as pessoas, inclusive como um bate papo em salas de aula. O problema do racismo e da luta negra continuam. Nós vivemos isso diariamente. Importante esse papel de conscientizar esta população negra de que ela tem direitos. Parabéns a todos pela beleza do espetáculo, que de forma tranquila e ao mesmo tempo forte consegue retratar diversos pontos da cultura negra. Valeu a pena ter assistido e acho muito bom essa semente estar girando pelo Baixo Sul”.

Direção geral do espetáculo: Bárbara Luci Carvalho.

Direção artística: Bernhard Bub.

Agradecimentos: Centro de Cultura Olívia Barradas, Associação Quilombola Laranjeira, Associação Comunitária Quilombola do Jatimane, Prefeituras de Cairu, Taperoá, Igrapiúna, Camamu e Valença.

Todas as fotos estão disponíveis em nossa página no Facebook.

Fotos: V1 Comunicação - Vanessa Andrade.




Tags:

Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com