Espetáculo Aiyê Quilombola alegrou as terras Cairuenses

December 16, 2018

A Ilha de Boipeba e a comunidade de Torrinhas vivenciaram momentos de muita alegria e intercâmbio cultural. A equipe que compõe o projeto Baixo Sul em Cena - Ano III, através de uma parceria com a secretaria municipal de Cultura, realizou durante dois dias, oficinas gratuitas de dança afro, música e teatro para crianças e jovens da Ilha de Boipeba. Como resultado da interação positiva com a comunidade local, Boipeba foi agraciada com uma apresentação da mostra teatral Aiyê Quilombola.

 

A Praça central da Ilha ficou lotada na noite de quinta (13/12). Mais de 300 pessoas puderam assistir uma mistura de teatro, dança, música e artes circenses em um único espetáculo, o qual enaltece a cultura negra e a sua importância para o desenvolvimento do Baixo Sul da Bahia. “Boipeba não estava na programação, mas tornou-se nosso objetivo. Foi muito gratificante!”, ressaltou Cláudio Machado do grupo Vilavox. A mostra teatral possui no elenco artistas das companhias de teatro Antagon Theater AKTion (Alemanha) e Vilavox (Salvador), e mais 15 pessoas do próprio território Baixo Sul (maioria oriunda de comunidades remanescentes quilombolas), selecionadas através de uma oficina gratuita que aconteceu no mês de novembro, em Taperoá.

Fotos: Clara Garcia - Grupo Antagon

 

Dia 14 foi a vez da comunidade de Torrinhas apreciar o espetáculo que visa retratar a história de formação e resistência dos quilombos no Baixo Sul. Na plateia, moradores de várias localidades. “Um trabalho interessante que valoriza a nossa cultura. Nos mostra a nossa importância! Precisa vim mais vezes!”, afirmou Carine Conceição, moradora da comunidade vizinha Itiuca. “Maravilhoso! Emocionante! O que muito me fascinou é que eles quase não falam no espetáculo, mas dizem muito através da expressão corporal. Conseguem divulgar o quilombo de forma espetacular”, destacou Zenaide dos Santos de Cairu sede.

Carine Conceição de Itiuca 

Zenaide dos Santos de Cairu sede

 

A série de apresentações será finalizada dia 16, na Praça da República, em Valença. Tal iniciativa está sendo realizada através do projeto Baixo Sul em Cena, que pela terceira vez aporta no Baixo Sul da Bahia, com o objetivo de formar e qualificar jovens por meio do intercâmbio artístico, de um trabalho colaborativo focado no respeito às diferenças e diversidades socioculturais. Uma realização dos grupos teatrais Antagon (Alemanha) e Vilavox (Salvador), através do projeto Escuna Criativa (site: www.escunacriativa.com.br). Confira a programação!

 

SERVIÇOS

16/12 – Espetáculo em Valença (Praça da República) - 16 h.

17/12 – Avaliação/debate em Valença (Centro de Cultura Olívia Barradas) - 17 h.

 

Direção geral do espetáculo: Bárbara Luci Carvalho.

Direção artística: Bernhard Bub.

Apoio financeiro: Fundo de Cultura da Bahia – Governo do Estado da Bahia (edital Territórios Culturais da Secretaria de Cultura do Estado).

Agradecimentos: Centro de Cultura Olívia Barradas, Associação Quilombola Laranjeira, Associação Comunitária Quilombola do Jatimane, Prefeituras de Cairu, Taperoá, Igrapiúna, Camamu e Valença.      

Confiram todas as fotos em álbum na nossa página no Facebook.

Fotos: V1 Comunicação - Vanessa Andrade. 

 

 

 

                                                      

                                                                                             

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com