Formatura da 1ª turma de Valença pela UATI, na UNEB Campus XV

O projeto da UATI – Universidade Aberta à Terceira Idade - turma de Valença realizou no dia 07 de dezembro a formatura dos estudantes que participaram das atividades durante 2018. Momento marcado por muita emoção. A realização de um sonho para muitos, e a demonstração de que a inserção da Universidade junto à comunidade rende excelentes resultados. O retorno à comunidade externa faz parte dos pilares da Universidade, que é Ensino, Pesquisa e Extensão. Este projeto encontrou muita receptividade, e leva qualidade de vida aos alunos, trabalhando o envelhecimento ativo e a valorização da terceira idade.

A cerimônia de formatura foi a concretização de um sonho para muitas pessoas, que graças ao projeto percebem que podem ainda realizar muitas coisas na terceira idade. Familiares, amigos e técnicos da Universidade estiveram presentes, e puderam sentir a energia e emoção que tomou conta da cerimônia. Participaram do evento a diretora do Campus XV, Rosa Fortes, a coordenadora do Grupo Conviver e madrinha da turma, Laurinete Mendes, a diretora do Grupo de Ação Comunitário de Valença (GACV), Zenaide Negrão Porto, além da coordenadora da UATI, Isabel Cristina, monitores e voluntários do projeto.


O projeto da Pró Reitoria de Extensão – PROEX (Valença) é coordenado pela pedagoga Isabel Cristina e atende cerca de 50 alunos desde 2016. Em 2018 foram 20 formandos que concluíram as oficinas oferecidas. A turma tem aulas de Direito da Pessoa Idosa, Artesanato, Saúde na Terceira Idade, Teatro, Ioga e Atividades físicas. As aulas e palestras são ministradas por voluntários e monitores da Universidade em parceria com o GACV.

Para garantir a cerimônia, foram feitas diversas parcerias com a comunidade, os filhos dos formandos e os instrutores. Durante todo o ano, a equipe demonstrou afinidade, carinho e cuidado com cada aluno que participa do projeto. A coordenadora do projeto, Isabel Cristina, resume a sensação deste momento: “A UATI é um projeto maravilhoso, que resgata a autoestima das pessoas e mostra que nunca é tarde para realizar seus sonhos. Me sinto honrada, orgulhosa e feliz por fazer parte deste projeto”. Ainda emocionada, ela ressalta a importância do trabalho dos voluntários: “Os instrutores e palestrantes se preocupam com cada aluno. Eles possuem a sensibilidade de atender essa parcela da sociedade nos mínimos detalhes, até a lente dos óculos eles limpam”.


A intenção para 2019 é de que o trabalho possa trazer novos alunos e novas oficinas, para que o projeto se solidifique na região. A alegria contagiante da turma demonstrou a importância do trabalho desenvolvido no território do Baixo Sul, consolidando a credibilidade da UNEB enquanto instituição na região.

Fotos: Ascom UNEB Campus XV.

Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com