Baixo Sul em Cena apresenta o espetáculo Aiyê Quilombola

December 5, 2018

O Baixo Sul em Cena é um amplo projeto sociocultural com ações artísticas concentradas na região do Baixo Sul da Bahia, realizado pelos grupos de teatro Antagon Theater AKTion (Alemanha) e Vilavox (Salvador). Estas ações visam promover o intercâmbio e a profissionalização de jovens da região, através de práticas artísticas que englobam teatro, dança, música, circo e performance. 

 

O projeto retorna ao Território intensificando o intercâmbio cultural entre as comunidades quilombolas e os municípios locais. Para isso, os artistas dos grupos Antagon Theater AKTion e Vilavox lideram o processo criativo do novo espetáculo, com o objetivo de valorizar a cultura negra e a sua importância para o desenvolvimento social e cultural da região. Assim, o projeto segue em 2018 realizando mais um processo colaborativo com os artistas e lideranças culturais locais, além de promover nesta 3ª edição, a qualificação de artistas do Território Baixo Sul e a valorização da cultura afro-brasileira.

O espetáculo Aiyê (ou terra) Quilombola está sendo montado com a participação de jovens das comunidades locais, os quais foram selecionados através de oficina gratuita no mês de novembro, no município de Taperoá. Ele questiona a situação atual das comunidades remanescentes no Baixo Sul, além de expor os desafios referentes à preservação da identidade cultural e a luta pela autonomia social e econômica. A comunidade de Jatimane (Nilo Peçanha) acolheu o projeto para que os artistas tivessem a oportunidade de vivenciar o dia a dia quilombola, durante o processo criativo do espetáculo. As expressões culturais locais, a culinária, o artesanato e a forma de ser quilombola estão intrínsecos no espetáculo, apresentando de forma emocionante a luta pela formação e, a história de resistência e afirmação dos quilombos do Baixo Sul. 

 

A mostra de teatro Aiyê Quilombola será apresentada gratuitamente entre os dias 7 e 16 de dezembro (segue a programação abaixo), nos espaços públicos das comunidades de Nilo Peçanha, Igrapiúna, Taperoá, Cairu, Camamu e Valença. Também em Valença, no Centro de Cultura Olívia Barradas, no dia 17/12, haverá uma avaliação/debate sobre a evolução e perspectiva do projeto na região. “As ações do projeto Baixo Sul em Cena buscam promover a qualificação e a democratização artística no território. A partir do fortalecimento da identidade local, o projeto visa formar novas alianças e impulsionar a criação de grupos e projetos culturais que representem as expressões artísticas da região de forma qualificada e sustentável”, afirmou Bárbara Carvalho, coordenadora pedagógica do grupo Vilavox.

 

Quem é o Grupo Antagon Theater AKTion

Um grupo internacional de atores, dançarinos, performers, coreógrafos, diretores, produtores e trabalhadores criativos mobilizados a criar projetos artísticos de relevância sociocultural no Brasil, através do projeto Escuna Criativa (site: www.escunacriativa.com.br).

 

Um pouco mais sobre o Baixo Sul em Cena

Durante as duas edições do projeto nos anos de 2013 à 2015, o trabalho foi liderado por Bernhard Bub, diretor artístico do Antagon Theater AKTion, em parceria com o Vilavox, grupo de teatro baiano premiado e ativo há 15 anos. Ambos os grupos possuem experiência em formação artística no Baixo Sul e trabalham de acordo com as propostas e objetivos artísticos do projeto Escuna Criativa.

 

Através dessa parceria, o projeto realizou 5 oficinas de dança/teatro, 2 laboratórios de criação de espetáculos e 2 turnês que circularam por 9 cidades na região. Neste contexto, mais de 100 jovens de baixa renda e estado de vulnerabilidade social tiveram contato direto com as ações do projeto, além de 7 artistas europeus que vieram ao Brasil para participar dos espetáculos “Porto dos Sonhos” e “Somos Todos Quilombo”.

 

O projeto Baixo Sul em Cena foi selecionado duas vezes consecutivas para receber recursos financeiros através do edital de Territórios Culturais da Secretaria Estadual e do Fundo de Cultura da Bahia. A realização deste projeto está relacionada à existência de parceiros que investem em cultura e acreditam no potencial inovador e abrangência social das ações propostas. “Os projetos Baixo Sul em Cena e Escuna Criativa representam para a região uma nova forma de pensar as relações culturais entre brasileiros e estrangeiros. Através do trabalho colaborativo, com respeito às diferenças e diversidades socioculturais, podemos aprender mutuamente uns com os outros e viver experiências artísticas extraordinárias”, avalia Bárbara Carvalho (grupo Vilavox).

 

SERVIÇOS

Laboratório de criação da mostra – De 26/11 a 06/12, em Jatimane (Nilo Peçanha).

07/12 – Espetáculo em Jatimane (Praça do Quilombo) - Nilo Peçanha - 16h.

08/12 – Espetáculo em Laranjeira (Escola Municipal Idalina) - Igrapiúna - 16h.

09/12 – Espetáculo em Taperoá (Anfiteatro da Orla Marítima) - 16h.

14/12 – Espetáculo em Torrinhas (Praça central) - Cairu - 16h.

15/12 – Espetáculo em Camamu (Praça Francisco Xavier Borges) - 16h.

16/12 – Espetáculo em Valença (Praça da República) - 16 h.

17/12 – Avaliação/debate em Valença (Centro de Cultura Olívia Barradas) - 17 h.

 

Direção geral do espetáculo: Bárbara Luci Carvalho

Direção artística: Bernhard Bub

Apoio financeiro: Fundo de Cultura da Bahia – Governo do Estado da Bahia

Agradecimentos: Centro de Cultura Olívia Barradas, Associação Quilombola Laranjeira, Associação Comunitária Quilombola do Jatimane, Prefeituras de Cairu, Taperoá, Igrapiúna, Camamu e Valença.

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com