Caminhada da Consciência Negra de Valença completa 11 anos

A XI Caminhada Cultural da Consciência Negra, evento calendarizado pela Lei Municipal 2.536 de 03 de agosto de 2018 (autoria do vereador Mateus Passos), foi realizada no dia 20 de Novembro, marcando as comemorações do Dia da Consciência Negra em Valença. Uma iniciativa da dançarina Maria Célia Preasent e Grupo Afro Filhos da Terra, que este ano pautaram o tema “Zeferina, Rainha do Quilombo Urubu” - ícone de luta contra a escravidão em Salvador.

A caminhada saiu do bairro Pitanga, sendo finalizada na Praça da República, onde os grupos se apresentaram no palco, com muita dança, música, teatro e poesia. Participaram: Grupo Yemaya Tribe Danza (República Dominicana); Billy Well, com poema de Castro Alves; professor Alex e grupo Afro Reggae Mirim; Adão Andrade com os participantes do desfile Pérola Negra 2018; grupo Ritmo Livre, formado por estudantes da Escola João Leonardo, com coreografia sobre o empoderamento feminino; grupo cultural Tribo Tribalando de Camamuzinho (Ibirapitanga); H.M Dance do Galeão (Cairu); terreiros de candomblé e as mães Celidalva, Elvira, Ursinha, Jussara e os pais Márcio e Gilson; grupo Bio Crazzy de Hip Hop; Ocupação Cultural com o espetáculo Tienhe diendiê; Domingas com poesia (Ituberá); Boi Estrela do Areal; Otávio Mota com a poesia “Oxente”; grupos de capoeira dos mestres Pety, Pesca, Nelson, Netinho, Beco e mestra Gegê. O evento foi finalizado com o show musical de Zai Pereira.


“Pra mim é uma grande satisfação ter todos vocês aqui lutando por essa igualdade. As pessoas precisam respeitar as nossas religiões e a nossa cultura. Esse é o objetivo maior desse movimento negro. Quando cheguei em Valença fui recebida com muito preconceito pela maneira de me vestir. Então, resolvi mostrar que eu vim para somar na cidade e educar através desse resgate dos jovens que passam por um descaso terrível. Esse movimento não é meu, é nosso!”, ressaltou Célia Praesent. O evento contou com a presença marcante de centenas de alunos das redes municipal e estadual, artistas e fazedores de cultura, integrantes do Conselho Municipal de Cultura.

Teve como principal patrocinadora a Prefeitura de Valença, através das secretarias municipais de Cultura, Meio Ambiente, Infraestrutura, Administração. E, o apoio da: Auto Escola Valença, Maricultura Valença, Núcleo Territorial de Educação (NTE 6), 33ª CIPM, Guarda Municipal, DMTRAN, Rio Mar Modas, Chile Calçados, Rayteo, Farmácia Taperoá, FAESB, Paulo Festas e Casamentos, Loja Almeida, Restaurante Mega Chic, Dagosto, Churrascaria Sabor do Sul, Restaurante da Lídia, Perfumaria Mahogany, Hotel Guaibim, Hotel Onda Azul, vereador Mateus Passos.

Todas as fotos estão disponíveis em álbum, na página Baixo Sul em Alta no Facebook.

Fotos: V1 Comunicação – Vanessa Andrade.

Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com