Projeto Baixo Sul em Cena realiza oficina de seleção em Taperoá
A equipe do projeto Baixo Sul em Cena – Escuna Criativa, que está de volta ao Baixo Sul da Bahia para mais uma edição, realizou neste final de semana (dias 17 e 18/11), uma oficina gratuita de formação e seleção de participantes para a montagem do espetáculo “Os Quilombos do Baixo Sul”. A oficina aconteceu no Colégio São Brás e ofereceu certificado para quem teve mais de 75% de presença. Contou com total apoio da equipe da secretaria municipal de Cultura de Taperoá.
Vinte inscritos participaram da oficina, muitos deles oriundos de comunidades remanescentes quilombolas da região, desfrutaram de aulas de teatro, com importantes orientações sobre aquecimento, alongamento, expressão, dança, música e artes circenses. A oficina foi coordenada pelo diretor alemão Bernhard Bub do grupo Antagon Theater AKTion, com aulas ministradas pelos oficineiros Marcia Limma, Cláudio Machado, Clara Garcia e Lucas Tanajura. Um grupo de atores, dançarinos, performers, coreógrafos, produtores e trabalhadores criativos mobilizados a criar projetos artísticos de relevância sociocultural no Brasil através do projeto Escuna Criativa.

O projeto retorna objetivando intensificar o intercâmbio cultural e as atividades de qualificação de artistas do referido território. A mostra de teatro “Os Quilombos do Baixo Sul” será realizada através de um processo colaborativo e objetiva enaltecer a cultura negra e sua importância para o desenvolvimento da região. Visa promover reflexões criativas acerca da cultura afro-brasileira, da história de formação e resistência dos quilombos no Baixo Sul e das condições atuais dessas comunidades remanescentes. Tudo isso a partir da importante parceria com o grupo Vila Vox de Salvador, com a coordenação pedagógica de Bárbara Luci Carvalho, e do apoio da produtora local Lívia Duarte.
Os selecionados durante a oficina serão qualificados por meio do intercâmbio com esses artistas internacionais do grupo Antagon Theater AKTion (Alemanha) e do grupo Vilavox (Salvador). A mostra de teatro irá circular entre os dias 6 e 16 de dezembro nos espaços públicos das comunidades de Camamu, Igrapiúna, Taperoá, Cairu, Nilo Peçanha e Valença. Mais detalhes podem ser obtidos no site www.escunacriativa.com.br e nas redes sociais Baixo Sul em Cena.
SERVIÇOS
Oficina de seleção – Dias 17 e 18/11, das 10 às 17 horas, no Centro Cultural de Taperoá.
Laboratório de criação da mostra – De 26/11 a 06/12, em Taperoá. Inscrições pelo site: www.escunacriativa.com.br
07/12 – Espetáculo em Taperoá
08/12 – Espetáculo em Laranjeira - Igrapiúna
09/12 – Espetáculo em Camamu
14/12 – Espetáculo em Torrinhas - Cairu
15/12 – Espetáculo em Jatimane - Nilo Peçanha
16/12 – Espetáculo em Valença
17/12 – Avaliação/debate em Valença


















Fotos: V1 Comunicação - Vanessa Andrade