Baixo Sul da Bahia será palco de mais uma edição do projeto Baixo Sul em Cena

Entre os meses de novembro e dezembro deste ano, o projeto Baixo Sul em Cena volta ao Baixo Sul da Bahia para mais uma edição, objetivando intensificar o intercâmbio cultural e as atividades de qualificação de artistas do referido território. Com o tema “Os Quilombos do Baixo Sul”, será iniciado mais um diálogo artístico através de oficinas de teatro, dança, música e artes circenses, além de mais um laboratório de produção teatral.


A mostra de teatro será realizada através de um processo colaborativo e objetiva enaltecer a cultura negra e sua importância para o desenvolvimento da região. Visa promover reflexões criativas acerca da cultura afro-brasileira, da história de formação e resistência dos quilombos no Baixo Sul e das condições atuais dessas comunidades remanescentes. Os interessados poderão participar de uma oficina gratuita que acontecerá no município de Taperoá, nos dias 17 e 18 de novembro (inscrições pelo site: www.escunacriativa.com.br). Durante a oficina, será selecionado um número estimado de 15 participantes, oriundos preferencialmente de comunidades remanescentes quilombolas do Baixo Sul, para uma residência artística gratuita.

O objetivo é formar e qualificar jovens por meio do intercâmbio artístico entre os participantes dos diferentes municípios, com artistas internacionais do grupo Antagon Theater AKTion (Alemanha) e o grupo Vilavox de Salvador. A mostra de teatro irá circular entre os dias 6 e 16 de dezembro nos espaços públicos das comunidades de Camamu, Igrapiúna, Taperoá, Cairu, Nilo Peçanha e Valença, onde dia 17/12, haverá uma avaliação sobre a evolução do projeto na região.


Quem é o Grupo Antagon Theater AKTion


Um grupo internacional de atores, dançarinos, performers, coreógrafos, diretores, produtores e trabalhadores criativos mobilizados a criar projetos artísticos de relevância sociocultural no Brasil, através do projeto Escuna Criativa.


O projeto Baixo Sul em Cena


O Baixo Sul em Cena é um amplo projeto sociocultural com ações artísticas concentradas na região do Baixo Sul da Bahia, no Brasil. Visa promover o intercâmbio e a profissionalização de jovens artistas, através de variadas expressões estéticas como o teatro e a dança.


Durante as duas edições do projeto nos anos de 2013 à 2015, o trabalho foi liderado por Bernhard Bub, diretor artístico do Antagon Theater AKTion, em parceria com o Vilavox, grupo de teatro baiano premiado e ativo há 15 anos. Ambos os grupos possuem experiência em formação artística no Baixo Sul e trabalham de acordo com as propostas e objetivos artísticos do projeto Escuna Criativa.


Através dessa parceria, o projeto realizou 5 oficinas de dança/teatro, 2 laboratórios de criação de espetáculos e 2 turnês que circularam por 9 cidades na região. Neste contexto, mais de 100 jovens de baixa renda e estado de vulnerabilidade social tiveram contato direto com as ações do projeto, além de 7 artistas europeus que vieram ao Brasil para participar dos espetáculos “Porto dos Sonhos” e “Somos Todos Quilombo”.


O projeto Baixo Sul em Cena foi selecionado duas vezes consecutivas para receber recursos financeiros através do edital de Territórios Culturais da Secretaria Estadual e do Fundo de Cultura da Bahia. A realização deste projeto está relacionada à existência de parceiros que investem em cultura e acreditam no potencial inovador e abrangência social das ações propostas.


Formação artística e Intercâmbio


Desenvolver um trabalho artístico profissional com os jovens do Baixo Sul da Bahia é a prioridade. As ações do projeto buscam estimular a formação de grupos e projetos culturais que possam representar as expressões artísticas da região de forma qualificada e sustentável.


Trocas culturais colaboram para a formação do artista. “Os projetos Baixo Sul em Cena e Escuna Criativa representam para a região uma nova forma de pensar as relações culturais entre brasileiros e estrangeiros. Através do trabalho colaborativo, com respeito às diferenças e diversidades socioculturais, podemos aprender mutuamente uns com os outros e viver experiências artísticas extraordinárias”, avaliou Bárbara Luci Carvalho, coordenadora pedagógica do grupo Vilavox.


SERVIÇOS


Oficina de seleção – Dias 17 e 18/11, das 10 às 17 horas, no Centro Cultural de Taperoá.

Laboratório de criação da mostra – De 26/11 a 06/12, em Taperoá. Inscrições pelo site: www.escunacriativa.com.br


07/12 – Espetáculo em Taperoá

08/12 – Espetáculo em Laranjeira - Igrapiúna

09/12 – Espetáculo em Camamu

14/12 – Espetáculo em Torrinhas - Cairu

15/12 – Espetáculo em Jatimane - Nilo Peçanha

16/12 – Espetáculo em Valença

17/12 – Avaliação/debate em Valença


Imagens de edições anteriores.

Fotos: V1 Comunicação - Vanessa Andrade.

Tags:

BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png
001.jpg
Posts Em Destaque
213273523_209526754388278_45482012108582523_n.jpg
67484017_2357855327663661_331651640815779840_n.jpg
Procurar por Tags
Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social