12 coisas para fazer em Valença, na Bahia

July 5, 2017

Praias, bares, restaurantes, trilhas e muito mais. Valença é uma cidade para todos os gostos.

 

1- Praia de Guaibim

De areias finas e águas mornas, a Praia de Guaibim encanta os turistas e praticantes de esportes aquáticos pela sua extensa faixa de areia. Com estrutura de restaurantes, pousadas e hotéis, é ideal para o viajante que vem de carro. Tendo mais facilidade para se descolocar entre os pontos turísticos da região da Costa do Dendê.

 

 

 

2- Gastronomia

É uma dica cheia de pontos. Muitos consideram o povoado de Cajaíba, na BA001, o berço gastronômico de Valença. Na beira da estrada é muito comum encontrar restaurantes que servem moquecas deliciosas. Não desmerecendo os demais, mas em Cajaíba o tempero é extremamente delicioso. Peçam: Moqueca de camarão, banana da terra e pirão.

 

 

 

3- Noite Valenciana

Durante a noite, os quiosques da Orla do Rio Una oferecem os mais variados pratos, alguns com música ao vivo sem falar na bela vista do Rio Una, com barcos, canoas, a vista do prédio histórico da Câmara Municipal e da antiga Recreativa dos operários da primeira fábrica têxtil do Brasil. Em outros cantos da cidade, a vida noturna segue em bares e botecos que estendem suas mesas para as ruas, dando um ar "boêmio" à Valença.

 

 

 

4- Trilhas para Mamucabo

A partir da Praia de Guaibim, é possível encontrar guias que oferecem passeios para diversos lugares, entre eles, as trilhas para Mamucabo. Lugar onde é possível encontrar animais típicos da Mata Atlântica, como pássaros, repteis e pequenos mamíferos. A trilha passa por uma Lagoa de águas escuras e termina próximo a Praia de Ponta Grossa.

 

 

 

5- Ensaios de Grupos Culturais

Cidade rica em cultura com dezenas de grupos culturais, Valença encanta. Acontece durante o ano inteiro, ensaios fechados de Quadrilhas Juninas que se apresentam entre os meses de maio e julho. A cidade também tem Bumba meu Boi, Grupos de Dança, Escola de Samba, Arguidá, Terrenos de Candomblé, entre outros.

 

 

 

6- Por do Sol em Bom Jardim

Bom Jardim da Ponta do Curral é um local onde funcionam estacionamentos e pequenos restaurantes para turistas que vão para o arquipélago de Tinharé. Porém, lá é o melhor ponto para ver o por do sol.

 

 

 

7- Roteiro religioso

Algumas das Igrejas mais antigas e mais bonitas do Brasil estão em Valença. Dentre elas, a Matriz do Sagrado Coração de Jesus e a Igreja de Nossa Senhora do Amparo que ficam dentro da cidade e tem uma vista panorâmica surpreendente da cidade inteira e das ilhas do arquipélago de Tinharé. Na saída da cidade, indo para Cajaíba (BA 001 - sentido Taperoá), a Igreja de Nossa Senhora do Desterro é um dos atrativos. Voltando a Valença, a Igreja de São Pedro no bairro do Tento, cercada de artesãos de barcos nas margens do Rio Una.

 

 

 

8- Roteiro das Águas

Entre tantas praias, Valença também é cortada por rios de água doce, algumas com corredeiras, quedas d’aguas superior a 30 metros e também balneários mais tranquilos. Uma boa dica é visitar a Cachoeira da Água Branca, localizada na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) da fazenda de mesmo nome (Água Branca). O acesso é fácil, saindo de Valença, na estrada em direção à Praia de Guaibim, 2KM após a saída, o motorista já avista a placa direcionando para a cachoeira, depois é só seguir por 6km até a porteira da Fazenda.

Além da Água Branca, existem outros balneários, como a Ilha do Conde, Ilha das Florestas e Cachoeira de Sarapuí. Vale lembrar que os passeios devem ser feitos com guias e de preferência em grupos.

 

 

 

9- Praia de Taquari

Próximo à Praia de Guaibim, cerca de 3km, Taquari é uma das opções para quem quer descansar. De um lado o mar aberto, com ondas. Do outro lado o rio que oferece mais tranquilidade no banho, ideal para famílias com crianças e idosos.

 

 

 

10- Ponta do Curral

Imagine um lugar com águas cristalinas, sombra de cajueiros e coqueiros. Assim é a Ponta do Curral, paradisíaca e deserta. Atualmente parte do terreno é privado, mas as praias, tanto de mar aberto quanto a do canal de Taperoá, estão abertas para lazer. O ideal é tomar banho na maré cheia, pois na baixa, a lama do mangue que fica próximo, deixa a água escura. O acesso pode ser feito por barco, saindo de Bom Jardim Atracadouro ou de carro através da estrada ecológica, deixando o carro na porteira e seguindo a pé por uma das trilhas.

 

 

 

11- Memorial da Câmara de Vereadores

O prédio da Câmara Municipal é um dos símbolos da cidade. Muitas vezes é a imagem que vende a cidade para turistas. O Memorial contém fotografias e peças antigas, dentre elas, uma tela de D. Pedro II ainda jovem, sem barba, uma obra de arte raríssima. Além de conter artigos sobre a história de Valença e seus distritos.

 

 

 

12- Estaleiros Navais

A construção naval em Valença se destaca porque na cidade se encontra um dos mais antigos estaleiros do Brasil, conhecido pela qualidade de suas embarcações. Esta atividade está diretamente ligada uma das principais atividades econômicas do município, a pesca. Tanto no bairro do Tento quando no bairro da Graça, os artesãos ficam o dia inteiro, construindo embarcações. Algo curioso e que vale a pena conhecer.

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com