top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Da Terra: Coutinho é Ídolo esportista de Valença

Antônio Coutinho Neves, mais conhecido como Coutinho, se destacou no mundo dos esportes no início da década de 50. Tricampeão Carioca e Campeão Brasileiro de Fisiculturismo.

Nascido no Distrito de Cajaíba, Valença – Ba, Coutinho com mais de 80 anos, esbanja lucidez e físico invejável.

Em 1949, chegou ao Rio de Janeiro para ingressar na Marinha do Brasil e se destacou no esporte, foi tri-campeão Carioca (1951, 1952 e 1953) de Melhor Físico, representando o Flamengo, clube que despontou na época como revelador de talentos. Em 1954, Coutinho ganhou o título de Campeão Interestadual de Melhor Físico Rio – São Paulo, antes, porém, no ano de 1951, em um feito inédito, ficou em 4º lugar de Melhor Físico do Mundo, competição disputada por atletas de 25 países em Marselha na França.

Coutinho foi homenageado durante a passagem da Tocha Olímpica em Valença - Bahia (foto: agência andrade)

LUTA LIVRE Apaixonado pelo esporte, e contando com apoio decisivo da Marinha do Brasil e do Clube de Regatas Flamengo, Coutinho se dedicou a outras modalidades, se destacando na Luta Livre. Ele foi campeão Carioca e Brasileiro em 1954, disputando competições pela Marinha e Grupo de Fuzileiros Navais. Revistas da época, como "O Cruzeiro" e "Manchete" davam destaque às lutas de "Vale Tudo", sempre tendo Coutinho como um dos principais participantes. Em 1966, Coutinho retornou para a Bahia e foi morar em Salvador onde continuou a participar de competições, desta vez, mais centrado na "Luta Livre". O seu nome era destaque em todas as resenhas esportivas da época, tendo participado de várias competições, inclusive com apresentações na Fonte Nova, sempre com a presença de grandes públicos. "Naquela época, o esporte era amador e a gente não ganhava dinheiro com as apresentações", disse Coutinho.

TOCHA OLÍMPICA

A Tocha conduzida pelo fisiculturista valenciano, tricampeão carioca e campeão brasileiro de fisiculturismo na década de 50 no dia 22 de maio de 2016. Sendo o primeiro condutor em Valença no adro da Igreja do Amparo. "É uma honra ser homenageado em vida" disse Coutinho.

Atualmente, Coutinho reside em Valença, mais precisamente na Rua Avelino Muniz, no Loteamento Bahia II, no bairro da Bolívia, onde ele possui ali uma bela academia de musculação. O local serve também para cursos de defesa pessoal. Para a musculação, Coutinho cobra um valor simbólico pela mensalidade. "A gente mantém a academia, por uma questão de prazer, mas, também, entendendo que estamos em um bairro onde os jovens têm poucas oportunidades. Por isso, oferecemos o nosso conhecimento no esporte para que eles também possam participar de atividades físicas", finalizou Coutinho.

Colaboraram nesta reportagem: Magno Jouber,Gedel Lobão e Wendel Lobão

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page